CONTEUDO SPED

segunda-feira, 12 de março de 2012

SPED, o tempo e as responsabilidades

12 março 2012

O tempo passa e as datas finais para entrega dos arquivos digitais aproximam-se. A gritaria é geral, o que mais se ouve e se pergunta é: "vai adiar, saiu alguma coisa sobre adiamento?", afinal, diante de um processo que se mostra a cada dia mais irreversível até quando ficaremos pensando em adiamentos e não enfrentamos logo as questões postas?

De quem é a responsabilidade? Empresário? Profissionais da Contabilidade? Empresas de Tecnologia da Informação (softwares)?

Entendo que o processo precisa ser tratado com mais seriedade e mais responsabilidade por todos, principalmente no universo da pequena e média empresa, onde reside as maiores resistências para compreensão do processo. A legislação é clara, o contribuinte é o responsável tributário, ele é o gerador da informação a ser entregue, delegando essa função a um profissional habilitado, no entanto, essa relação hoje não se dá em moldes adequados, principalmente no universo dos escritórios de contabilidade, que ao informar a seus clientes das necessidades de mudanças, os mesmos têm as mais diversas reações: "não é bem assim, não precisa disso, é terrorismo", ou até mesmo alguns profissionais nem sequer informam a seus clientes das novas regras.

Enfim , as coisas andam numa irresponsabilidade de ambos os lados e no final alguém pagará a conta, certamente o empresário será o maior penalizado, mas até quando? Será que em algum momento os profissionais também não serão chamados a explicar os números, os fatos e atos econômicos por eles classificados?

A responsabilidade nesse momento deve ser compartilhada, nem mais de um ou de outro, empresários, profissionais da contabilidade e tecnologia da informação precisam sentar na mesma mesa com uma única finalidade, dotar a empresa de mecanismos adequados de gestão de processos, integração de dados, a fim de apresentar informações consistentes ao fisco brasileiro, sempre ávido por arrecadar.

Por Ismael Sanches Pedro