CONTEUDO SPED

sábado, 5 de maio de 2012

SPED - Organização de documentos fiscais eletrônicos

Postado por Welder Gomes Reis

Por Maicon Klug
As normas estabelecidas pelo SPED – Sistema Público de Escrituração Digital – trouxeram novas rotinas para empresas e seus profissionais, principalmente no que diz respeito à gestão dos documentos fiscais eletrônicos. Os processos de trabalho já definidos foram varridos por um vendaval de inovação. Impressoras matriciais foram inutilizadas e ferramentas digitais tornaram-se indispensáveis. Além disso, os profissionais viram-se obrigados a se atualizar sobre esses novos modelos.

 
Mas muitas dúvidas ainda pairam no ar. O que fazer com os arquivos distribuídos nas caixas de email da empresa? Como organizar e centralizar esse recebimento de informações? Como eliminar da rotina dos responsáveis o processo operacional de recepção, armazenamento e lançamento das informações no Sistema de Gestão ()? Como efetuar com agilidade a confirmação da legitimidade de cada documento?
Depois de desenvolver soluções que automatizam a emissão de documentos fiscais eletrônicos (NF-e, NFS-e e CT-e), a G2KA Sistemas buscou em seus clientes informações que pudessem contribuir para a melhoria de suas soluções atuais. Visualizando as obrigatoriedades do governo e sentindo as necessidades do mercado, percebeu que a atual preocupação das empresas está na gestão dos documentos recebidos. Assim nasceu o G2KA e-Doc.
O G2KA e-Doc é software especialista na gestão de documentos fiscais eletrônicos enviados por fornecedores, prestadores de serviços e transportadores. Ele é um gerenciador que efetua a recepção dos documentos (arquivos XML), validação e o armazenamento seguro. Todos esses processos atendem as exigências do Fisco.
De forma automática, ele monitora as mensagens recebidas em uma conta de e-mail. Verifica se o e-mail possui algum documento fiscal eletrônico (XML) anexo e verifica seu conteúdo, legitimidade e consulta se o mesmo está devidamente autorizado pela SEFAZ origem. Esta verificação ainda é realizada durante o período de 24 horas, que é o prazo que a empresa emitente tem para cancelar o documento. Esses são alguns dos procedimentos de segurança que a ferramenta traz para seus clientes.
A G2KA é uma empresa pioneira no desenvolvimento desta solução, há mais de seis meses trabalhando na ativação em seus clientes só colhe depoimentos positivos. Alguns dos clientes da G2KA que utilizam o e-Doc são: Buhler Sanmak, líder no mercado nacional de selecionadoras de grãos. No ramo têxtil empresas como Rovitex e Malharia Cristina. A Paranatrator, que atua no segmento de venda de máquinas, peças e serviços.  Uma das maiores empresas de iluminação do país, a Taschibra. A Plaszom, que atua na produção e distribuição de materiais plásticos. Schio, que comercializa produtos agropecuários no Brasil e exterior. Baumgartem, uma das maiores e mais modernas gráficas da América Latina, entre outras empresas de referência.
Com esta solução, os trabalhos operacionais de recepção, download e verificação de cada documento tornam-se automáticos e possibilitam que as empresas possam se preocupar somente com as atividades pertinentes ao seu negócio.