CONTEUDO SPED

sábado, 10 de dezembro de 2011

SPED: EFD PIS/COFINS: Preciso ter um programa fiscal ou existe outra alternativa para processar a escrituração?

“Sobre a EFD PIS/COFINS, para o processamento dessa escrituração e validaçãoo no PVA, eu sou obrigado a ter um programa de modulo fiscal do meu sistema de contabilidade ou existe outra alternativa para processar a escrituração e validar no PVA ?”

A resposta está disponível no Portal Nacional do SPED:

O PVA permite a edição de uma escrituração completa?

Na atual versão não. Contudo, a PJ poderá fazer o download de um dos arquivos mínimos disponibilizados no site do SPED PIS/COFINS, opção “Exemplos de Arquivos”. Ao importar este arquivo o PVA permitirá a edição e criação dos registros faltantes. Contudo a PJ deve observar que a data da escrituração (campos 06 e 07 do registro 0000) não poderão ser editados no PVA. Neste caso, proceda à alteração da data diretamente no arquivo texto. (Fonte: Receita Federal do Brasil)

Ou seja, o PVA não é o aplicativo adequado para digitação e processamento da EFD PIS/COFINS, pois ele ainda não está preparado para isso. Conforme a autoridade fiscal ressalta, há como utilizá-lo, alternativamente, mas alguns registros deverão ser editados diretamente em arquivos texto disponibilizados como “exemplo”. Esta operação deve ser realizada com bastante cuidado.