CONTEUDO SPED

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Reunião discute ferramentas de combate à sonegação fiscalPostado por News em 16 setembro 2011 às 8:30

Auditores fiscais de todo o país estão reunidos em Aracaju, desde a última terça-feira, 13, para discutir mecanismos e encaminhamento de soluções para padronização de procedimentos fiscais e desenvolvimento de sistemas com vistas à maior eficácia no combate à sonegação fiscal.

Organizada pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), a reunião faz parte do calendário de eventos Grupo de Trabalho “Modernização da Fiscalização”, que integra os trabalhos do Encontro Nacional dos Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (Encat).

Para a superintendente de Gestão Tributária da Sefaz, Silvana Lisboa, o debate em Aracaju é um marco na participação mais ativa de Sergipe nesta importante discussão. Os debates proporcionam grandes oportunidades para compartilhamento de experiências entre os estados sobre ações de fiscalização. “Os trabalhos são bastante técnicos, mas têm objetivos bem definidos com vistas à maior eficácia, agilidade e integração das ações de fiscalização e combate à sonegação fiscal”, comentou.

O grupo de trabalho “Modernização da Fiscalização” prossegue até a tarde desta quinta-feira, 15, discutindo questões sobre Nota Fiscal Eletrônica (NF-e); Escrituração Fiscal Digital (EFD); protocolos de atuação entre estados; modernização da fiscalização do trânsito de mercadorias; inclusão da Guia Nacional de Recolhimento Estadual (GNRE) on-line; cruzamento de dados da NF-e; monitoramento das operações das empresas de energia elétrica; entre outros temas ligados aos Fiscos estaduais.