CONTEUDO SPED

quarta-feira, 27 de junho de 2012

FCONT DUVIDAS NA VALIDAÇÃO E ENVIO?

A empresa deverá apresentar os lançamentos da contabilidade societária que foram efetuados utilizando os novos critérios introduzidos pela Lei 11.638/07 e pelos artigos 37 e 38 da Lei 11.941/09;
Em relação a estes mesmos lançamentos contábeis, a empresa deverá efetuar os lançamentos utilizando os métodos e critérios contábeis aplicáveis à legislação tributária;


As diferenças apuradas entre as duas metodologias comporão ajuste específico a ser efetuado no Livro de Apuração do Lucro Real (LALUR).
Para estas operações, a empresa apresentará arquivo digital em leiaute semelhante da Escrituração Contábil Digital. Este arquivo constituirá parte da entrada de dados da escrituração de controle fiscal contábil de transição - FCONT. A outra parte é a própria escrituração comercial da empresa.
Esta escrituração deverá ser criada a partir de programa de programa gerador a ser disponibilizado pela RFB.
O programa gerador de escrituração possibilitará:
  • Criar ou importar o arquivo com o leiaute do FCONT definido em legislação;
  • Validar do conteúdo da escrituração e indicar dos erros e advertências;
  • Editar via digitação os registros criados ou importados;
  • Geração do arquivo FCONT para assinatura e transmissão ao Sped;
  • Assinar do arquivo gerado por certificado digital;
  • Comandar a transmissão do arquivo ao Sped.

FICA MAIS FACIL SE UTILIZAR DE UM BOM SOFTWARE PARA GERAR E IMPORTAR OS DADOS PARA O VALIDADOR DO FCONT, APÓS FEITO A IMPORTAÇÃO O ARQUIVO SERA VALIDADO PELO SISTEMA DA RFB, ONDE EXIBIRA OU NÃO AS CRITICAS A RESPEITO DO ARQUIVO IMPORTADO PELO SOFTWARE SE O VALIDADOR APRESENTAR CRITICAS PODE SER VERIFICADAS NO PROPRIO VALIDADOR PRENCHENDO COM INFORMAÇÕES E SEMPRE VALIDANDO PARA CONCLUIR A VALIDAÇÃO, ASSINAR COM CERTIFICADO DO CONTADOR E RESPONSAVEL LEGAL E TRANSMITIR E IMPRIMIR O RECIBO.