CONTEUDO SPED

quinta-feira, 14 de junho de 2012

SPED - EFD-Contribuições - Empresas de Lucro Presumido serão obrigadas a emitir a partir de julho de 2012

A gestão fiscal das empresas brasileiras vem passando por mudanças efetivas, desde a criação do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) pela Receita Federal. A partir de julho deste ano, os contribuintes que recolhem impostos com base no Lucro Presumido serão obrigados a emitir a escrituração eletrônica referente às contribuições sociais para o PIS e Cofins, além das contribuições previdenciárias sobre a receita bruta – A EFD Contribuições. De acordo com o Grupo SKILL, muitos empresários estão com dúvidas para atender as exigências de informatizar as transmissões de dados fiscais e evitar penalidades.
O tema EFD Contribuições para empresas de Lucro Presumido: Entenda sua posição no ecosistema SPED e descubra como converter riscos em oportunidades faz parte do 1º Fórum SPED Blue Tax, que será realizado em Belo Horizonte, nos dias 14 e 15 de junho.


Durante o encontro com profissionais que atuam nas áreas contábeis, TI, logística e administração, Edson Lima, Diretor de Produtos e Serviços com ênfase em Tributos, Tecnologia da Informação e SPED no Grupo SKILL, vai orientar os participantes sobre os impactos dessa obrigatoriedade e como se preparar para a nova realidade tributária eletrônica do País.

Segundo o executivo, um grande número de empresas está com dificuldade para interpretar as exigências do Fisco, pois elas acreditam que o esforço para se adequar ao ambiente digital é proporcionalmente semelhante à diferente entre as alíquotas praticadas para o recolhimento da contribuição entre empresas do Lucro Real e do Lucro Presumido, ou seja, menor, o que não é verdade. “O esforço para implantar a EFD Contribuições em empresas do Lucro Presumido é tão grande quanto foi para as empresas do Lucro Real, pois também haverá uma necessidade enorme de redefinição de processos, implantação de sistemas capazes de gerar informações de forma mais detalhada, saneamento de cadastros de participantes, mercadorias, serviços e auditoria antecipada das informações eletrônicas”, alerta Lima.