CONTEUDO SPED

terça-feira, 29 de maio de 2012

SPED - NF-e - Falha em servidor da Receita impede emissão de Nota Fiscal em 13 estados

Por Alex Souza

Milhares de empresas que tentam emitir Notas Fiscais eletrônicas (NF-e) nesta segunda-feira(28) tem como resposta servidor com falha de conexão.Elas estão impedidas de utilizarem o sistema, pois a Secretaria de Fazenda do Rio Grande do Sul, que processa as solicitaçõs de 13 estados (Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins), permanece com problemas no processamento.
A verificação da dispnibilidade de emissão de uma NF-e pode ser consultada no site da Receita Federal.
O REPÓRTER entrou em contato com a assessoria de imprensa da Receita Federal em Brasília, que prometeu apurar o ocorrido. Contudo, até o fechamento desta reportagem não obtivemos os esclarecimentos.


A Nota Fiscal eletrônica (NF-e) tem como objetivo a implantação de um modelo nacional de documento fiscal eletrônico que venha substituir a sistemática atual de emissão do documento fiscal em papel, com validade jurídica garantida pela assinatura digital do remetente, simplificando as obrigações acessórias dos contribuintes e permitindo, ao mesmo tempo, o acompanhamento em tempo real das operações comerciais pelo Fisco.
A implantação da NF-e é considerada um grande avanço na facilitação da vida do contribuinte e as atividades de fiscalização sobre operações e prestações tributadas pelo Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e pelo Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

http://www.clubedoscontadores.com.br/_noticias_olha.php?not=7449